Como fica a gestão de carreira em tempos de crise?

By 23 de abril de 2020Publicação
Como fica a gestão de carreira em tempos de crise?

Com o nosso cenário atual você deve estar se perguntando: como vou fazer a gestão da minha carreira no meio dessa crise?

Você não está sozinho. Todos devemos ficar atento aos desafios que ainda estão por vir, mesmo aqueles que estão em contrato CLT estável. 

Definitivamente ninguém esperava tamanho impacto na economia mundial, gerando esta gigante incerteza! Incerteza essa que tem nome: VUCA.

O que é o Mundo VUCA e como ele está ligado ao cenário atual?

Mesmo tendo surgido num período de guerra, o conceito de VUCA, ainda continua atual – ou melhor, ele é exatamente a personificação do mundo que estamos vivendo hoje. 

Antes de mais nada, vamos a uma explicação rápida do que é o VUCA. 

VUCA são as iniciais em inglês das palavras Volatility Uncertainty, Complexity e Ambiguity. Em sua tradução literal – volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade.

Apesar de ser adotado a muito tempo pelo exército, para ilustrar o pensamento militar,o conceito de VUCA para os negócios ainda é recente, mas traz consigo os mesmos conceitos de guerra, um ambiente agressivo, desafiador, competitivo e veloz. 

O conceito VUCA está associado a arriscar. Estar aberto a novas possibilidades e possuir o desejo e a coragem para alcançar caminhos que até então nunca foram pensados ou explorados. 

É saber se adaptar a ambientes não tão favoráveis, regados a incertezas e medos. 

Como já dizia, Charles Darwin, “não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças“. E esse é, definitivamente um momento de muitas mudanças e que tem tudo a ver com o mundo VUCA. 

E agora, o que fazer?

Não dá mais para esperar o fim da carreira ou a aposentadoria para fazer aquilo que gostamos ou sentimos paixão em fazer. Precisamos viver o presente e entender o nosso real propósito. 

É preciso ter certeza que se está no caminho certo. O mundo está evoluindo de uma forma muito rápida e não podemos mais gastar energia seguindo pelo caminho duvidoso. 

É olhar para dentro de si, através de processos, ferramentas, leituras e tudo aquilo que pode te ajudar a descobrir seu real valor. E através disso, se preparar para as oportunidades.

Não espere ser demitido para começar a gerir a carreira. É preciso estar preparado!

Se você ainda não encontrou a sua verdadeira paixão ou está com dificuldades de gerir sua carreira, nós aqui na LN Consulting podemos te ajudar. 

Entre em contato com a gente, clicando aqui!