Como você têm se exposto nas redes sociais?

By 22 de junho de 2020Notícias, Publicação
Como você têm se exposto nas redes sociais

Como você têm se exposto nas redes sociais, suas fotos, postagens e posicionamentos ficam expostos, e isso pode ser bom ou ruim –  vai depender de como você se posiciona.

Quando nós headhunters, estamos no processo para contratação, é normal desejarmos saber um pouco mais sobre a vida pessoal dos candidatos, e nada melhor que as redes sociais para ter uma melhor percepção de como essa pessoa se expõe e se posiciona fora do ambiente profissional. 

Nós enquanto selecionadores costumamos monitorar as redes sociais dos candidatos durante um processo seletivo –  para ajudar na contratação ou em casos específicos, eliminar do processo. 

Valor = posicionamento

Vou ser bem sincera ao afirmar que como você têm se exposto nas redes sociais pode ser o fator decisivo a contratação ou eliminação de um processo. 

Temos o costume de achar que no final do expediente voltamos a ser apenas pessoas físicas, mas não é bem assim que funciona na prática. Cada vez mais, as empresas têm se preocupado em como ela tem sido representadas por seus funcionários. 

Uma forma de comprovar isso, é fazer uma busca simples no google com a frase “casos de postagens que resultaram em demissão”.

Vantagens e desvantagens

Assim como pessoas são demitidas por comportamentos impróprios nas redes sociais, há quem se destaque por tem um posicionamento positivo e diferenciado. 

Fazer postagens sobre o trabalho, mostrando a rotina e até mesmo fora dele, fazendo ações que podem potencializar o conhecimento, senso de responsabilidade e voluntariado.

3 Dicas para não errar com as suas redes sociais 

1 – Se questione: O que eu posto ou tenho postado é a imagem que eu desejo que as pessoas tenham de mim? Vai agregar para a minha vida e carreira? 

Não, você não precisa se “podar” de todas as coisas que deseja postar, mas é preciso ter bom senso. Se preferir, faça um perfil mais profissional e lá, poste coisas relacionadas a carreira. O pessoal, mantenha liberado apenas para amigos.

2 – Não seja preconceituoso, discriminatório ou violento: se posicionar é importante, mas tome cuidado, liberdade de expressão não é passe livre para ser ofensivo. A muito tempo, a internet deixou de ser terra de ninguém. Hoje, o que os olhos não veem, os “prints” entregam.

3 – Na dúvida, não poste: se você está na dúvida, é por que, de alguma forma, sabe que aquilo pode acabar afetando alguém. Só poste algo que te deixa 100% seguro para debater e questionar com argumentos válidos caso alguém tenha uma opinião contrária.