Maternidade: o desafio de voltar ao mercado de trabalho

By 16 de agosto de 2019Publicação
Maternidade: o desafio de voltar ao mercado de trabalho

É muito comum ser procurada por mulheres profissionais que estão encontrando dificuldades de voltar ao mercado, depois de um tempo dedicado na criação dos filhos.

Mesmo representando 52% da força de trabalho, ainda encontramos muitas dificuldades para desempenhar o papel de mãe e profissional.

A maioria das mulheres alegam dificuldade em serem consideradas no processo de seleção, por conta da “lacuna” no seu currículo ou por estarem “desatualizadas” comparada aos demais profissionais. Outras quando chegam para fazer a entrevista e percebem a dificuldade em convencer em perguntas como:

– Quem ficará com as crianças?

– Ou mesmo sobre como explicar o período ausente do mercado. Sim, mesmo sendo óbvio que a conta não fechava (remuneração – creche);

– Também em elaborar sua pretensão salarial ou objetivos profissionais;

Mesmo com resultados de pesquisas que comprovam que mulheres costumam ter mais habilidades emocionais e sociais para lidar com o time e clientes, e as que são mães costumam ser ainda mais responsáveis, a credibilidade para esse retorno ser certo e duradouro permeia o mercado.

A fim de driblar esse doloroso retorno ao mercado como empregado, muitas mulheres têm avaliado empreender. Que também é um baita desafio. Eu mesma, sou empreendedora, mãe de duas lindas meninas, esposa e professora. 

Às vezes as pessoas perguntam: como você dá conta? Outros não perguntam, mas olham para você como uma super mulher.. o que na verdade não é, porque é difícil sim, conciliar esses papéis. 

Todos os dias dar conta e ainda tentar melhorar um pouco mais, procurar alternativas para integrar tantos papéis e melhorar a rotina. 

E para as mulheres que pensam que maternidade “atrapalha” a carreira, saiba que nos tornamos ainda melhores. Não desistam de ser mães!