Excelente período este para refletir o que fizemos e deixamos de fazer…e ótimo também para fazer planos e colocá-los em prática no ano que se inicia… se no seu projeto para esse ano inclui uma mudança radical de carreira ou emprego… é um tema sensível por isso leia antes essas reflexões pra você:
1) Por onde começar? Alguns pensam que é começar atualizando o currículo ou Linkedin e partir para outra. Calma, comece refletindo, isso colocando numa lista o que faz você desejar uma mudança. Tenha claro se é para “ganhar mais”, ter mais qualidade de vida ou tempo (academia, para a família, para estudar), ou mesmo ter um desafio diferente, numa função diferente ou negócio |empresa diferente.
2) Saiba no que você é bom: sim autoconhecimento é fator de sucesso e prosperidade. E não me refiro em prosperidade no sentido apenas de ganhos econômicos, mas também nas relações, na saúde física e mental. E por isso que, uma nova carreira ou emprego, passa por compreender suas habilidades e comportamentos que precisam ser desenvolvidos a curto e médio prazo. Assim você saberá se já chegou o momento de fazer essa virada de chave ou se ainda precisa aprender algo mais, desenvolver nova competência. Não consegue tirar suas próprias conclusões sozinhos? Peça ajuda para um amigo, mentor ou profissional da área. Mas “gaste” energia nisso sim, você colherá bons frutos na jornada.
3) Mire seu alvo: avalie o mercado ou a atividade que você deseja atuar. Pesquise sobre as aptidões necessárias para exercer essa atividade e conflite com o que você tem. Me refiro aqui não apenas conhecimento e habilidade, mas se você deseja sair de uma carreira corporativa para uma carreira solo, você precisa de reserva econômica para um período inicial do negócio. Se você tem uma família que depende de você, precisam estar de acordo para apoia-lo nesse novo momento de vida. Sim, estar em acordo com seu cônjuge é fundamental, acredite! Já vi muitos executivos agirem na sua própria vontade e ficar sozinho na metade do processo.
4) Encerre bem seu ciclo: não pense que você “nunca mais vai precisar deles”. Não esqueça, você pode não precisar desse “emprego” novamente, mas vai precisar das pessoas ou mesmo reputação e legado que deixou nas suas experiências anteriores, elas farão parte da construção desse “novo você”. Desenvolva alguém para o seu lugar, treine e depois se despeça. Se você é um empreendedor, não deixe seus clientes “na mão”. Recomende alguém para atende-lo. Mas deixe uma boa marca inclusive na sua saída.

E mergulhe no seu projeto, experimente algo novo e pratique novos erros. Desejei muito isso em 2022 e continuo desejando em 2023: errar coisas diferentes. E isso a gente só experimenta e se diverte quando fazemos essa escolha de dentro pra fora!!!!!
