No início de junho um Gerente Industrial foi desligado de uma empresa na região, depois de 12 anos ligado ao negócio. Meses antes ele já havia ficado sem parte do seu time pelo fato de haver rejeição dele, pois era percebido como uma pessoa “com pouca influência e respeito”. Foi alocado para um projeto de menor complexidade, deixando-o literalmente na “geladeira”.
Perguntado para a empresa por que não o desligar ao invés desse processo claramente doloroso e custoso para ambos, ouvi “demitir seria caro demais para a empresa nesse momento, acreditamos que assim ele peça pra sair”. Empresas com esse comportamento são altamente tóxicas e devem ser evitadas.

Mas na ótica do profissional, por que não percebendo esses sinais não “tomou as rédeas de sua carreira” e fez por iniciativa própria esse movimento? Faço aqui algumas suposições:
- Não guardou dinheiro para um fôlego de 3 a 4 meses, caso demore a recolocação;
- Não percebeu claramente os sinais, achando que é apenas um momento que a empresa está passando;
- Sua rede de relacionamento é restrita ao que construiu na empresa, ficando míope em relação aos movimentos de mercado, aumentando a insegurança de “buscar outro emprego”;
- Acredita que é “intriga da oposição”, afinal, já está há 12 anos na empresa, ocupa uma função de destaque, tem um currículo robusto, o que pode acontecer?
Talvez ele até tenha recebido algum contato de um headhunter, mas não foi capaz de “ouvir a proposta” porque estava “bem empregado”. Pensando: “como a empresa que estou reagirá ao meu pedido de demissão?”.
Infelizmente muitos profissionais olham apenas com o coração e não a razão acerca de alguns sinais. Mas lembre-se, você pode receber um convite, mesmo não estando num momento como este profissional.
E, mesmo estando satisfeitos, sugiro você ao menos “ouvir a proposta” considerando, no mínimo, que:
- Você terá mais evidências do que o mercado está requerendo e pode se atualizar, sem ter que sair do atual;
- Você ampliará sua rede, para o momento que realmente precisar;
- Você pode declinar da vaga sim, mas pode indicar um amigo que acredita ter o perfil. Seja generoso.
Ser demitido é sim um momento desafiador. Mas pode ser menos doloroso se você se preparar.
Escrito por: Lenir Nunes – Headhunter & Conselheira de Carreira.