Há muito tempo divido meus papéis como Consultora de Carreira e Professora. São atividades e rotinas distintas. Em uma me dedico em fazer gestão do time, dos processos, fazendo entrevistas, atendimento a meus coachees e empresas. Na outra ponta, preparo aulas, estudos de caso, dinâmicas, vou para a sala de aula, corrijo avaliações, lanço notas.
Apesar de parecer atuações tão antagônicas, não são! Sempre procuro estar em sala com disciplinas da minha área de atuação, Carreira, Coaching, Mentoring, Counseling, ou seja, uma retroalimenta a outra e ambas me desafiam e me fazem buscar estudar, investigar, melhorar cada vez mais.
Mas, você deve estar pensando: mal dou conta de uma carreira, como pensar em duas? É possível sim, mas antes você deve ter claro qual a sua paixão. E talvez a resposta sejam duas ou mais (planejar, estar entre pessoas, influenciar, servir etc.). Reflita também sobre as atividades em que possa aplicar essa paixão (considere sim, quais delas pode ampliar em sua atual atividade profissional) e considere ampliar;

Suas motivações para considerar uma segunda carreira pode ser diversa: ganhar mais, realizar um antigo sonho, conhecer mais gente ou mesmo ter uma atividade que gere profunda satisfação. Conheço profissionais que são Consultores na área Industrial durante a semana e aos finais de semana gerenciam um restaurante, ou que atuam na área de gestão de pessoas durante o dia e produzem flores artesanais a noite e aos finais de semana.
No chamado da revista VOCÊ SA (abril, 2019) descreve que atuar em mais de uma área acelera o desenvolvimento, aumenta a empregabilidade e ainda gera satisfação.
E você? Há quanto tempo diz para si mesmo: quando eu tiver mais tempo, mais dinheiro, mais isso, mais aquilo, vou resgatar esse sonho. Quando meus filhos crescerem, quando terminar a faculdade… Pare de desculpas, comece logo, comece hoje!
Escrito por: Lenir Nunes – Headhunter & Conselheira de Carreira.