A demissão pode ser um trauma ou uma oportunidade. Você escolhe, a carreira é sua!

Lembro-me que no início da consultoria sonhava com um produto direcionado a profissionais em processo de aposentadoria. Percebia que mesmo deixando uma cadeira na organização por tempo de serviço ou imposição da idade, eles não estavam dispostos a parar, seja por uma questão econômica, seja por entender que ainda tem muita energia e conhecimento para contribuir. No entanto também não estava claro qual seria o próximo passo. Alguns pensavam em “parar” por um tempo e pensar no futuro, outros não tinham a pálida ideia do que poderiam fazer nesse novo momento. Pensei vamos oferecer um programa de preparação para Pós Carreira.


Agendei visitas, conversei com RHs estratégicos, com executivos e nos dois primeiros anos, não tive êxito na comercialização do programa. Refletindo sobre a pesquisa de mercado realizada, conversas feitas, descobri que o erro estava no nome. Esses profissionais estão em processo de TRANSIÇÃO, não de “parada”.


Alteramos para o tradicional nome: Outplacement, mas, agora com 3 opções de aplicação: Recolocação, Negócio Próprio ou Investimento. Foi tiro certeiro.

Por que estou compartilhando? Lembrei da estratégia de poda de Jack Welch (legendário CEO da GE) “se um negócio não pode ser o número 1 ou 2 em seu mercado, tem que ser consertado, fechado ou vendido.”

Repensar o caminho faz parte do nosso processo de evolução, como diz a amiga Karin “nada está escrito na pedra que não possa ser reconsiderado”. Reflita sobre a cadeira que está ocupando nesse momento. O que você aprendeu nos últimos 12 meses? Sentiu-se desafiado em algum projeto ou tarefa? Adquiriu algum conhecimento nesse período? Foi proativo em alguma nova ação da organização? Se isso não ocorreu, você pode ser a pessoa certa no lugar errado. Não espere um desligamento para refletir sobre seu momento profissional, que certamente será uma reflexão mais dolorosa do que de possíveis aprendizados.


Já foi desligado? Encare a transição como um problema a ser resolvido, sem traumas. Alguns desligamentos podem ser encarados como um ponta pé em direção ao seu alvo. Em questão de comodismo ou por não se atentar que o futuro se constrói hoje. Um exemplo: sua fluência em Inglês nunca ocorrerá se você não começar a estudar hoje. Uma pós que costuma demorar 24 meses, precisa ser iniciada agora.


Escrito por: Lenir Nunes – Headhunter & Conselheira de Carreira.