Como você têm se exposto nas redes sociais?

Como você têm se exposto nas redes sociais, suas fotos, postagens e posicionamentos ficam expostos, e isso pode ser bom ou ruim –  vai depender de como você se posiciona.


Quando nós headhunters, estamos no processo para contratação, é normal desejarmos saber um pouco mais sobre a vida pessoal dos candidatos, e nada melhor que as redes sociais para ter uma melhor percepção de como essa pessoa se expõe e se posiciona fora do ambiente profissional. 


Nós enquanto selecionadores, costumamos monitorar as redes sociais dos candidatos durante um processo seletivo – para ajudar na contratação ou em casos específicos, eliminar do processo. Valor = Posicionamento

Vou ser bem sincera ao afirmar que como você têm se exposto nas redes sociais pode ser o fator decisivo a contratação ou eliminação de um processo. 

Temos o costume de achar que no final do expediente voltamos a ser apenas pessoas físicas, mas não é bem assim que funciona na prática. Cada vez mais, as empresas têm se preocupado em como ela tem sido representadas por seus funcionários. Uma forma de comprovar isso, é fazer uma busca simples no Google com a frase “casos de postagens que resultaram em demissão”.

Vantagens e desvantagens

Assim como pessoas são demitidas por comportamentos impróprios nas redes sociais, há quem se destaque por tem um posicionamento positivo e diferenciado. Fazer postagens sobre o trabalho, mostrando a rotina e até mesmo fora dele, fazendo ações que podem potencializar o conhecimento, senso de responsabilidade e voluntariado.

3 dicas para não errar com as suas redes sociais 

1 – Se questione: O que eu posto ou tenho postado é a imagem que eu desejo que as pessoas tenham de mim? Vai agregar para a minha vida e carreira? 


Não, você não precisa se “podar” de todas as coisas que deseja postar, mas é preciso ter bom senso. Se preferir, faça um perfil mais profissional e lá, poste coisas relacionadas a carreira. O pessoal, mantenha liberado apenas para amigos.


2 – Não seja preconceituoso, discriminatório ou violento: Se posicionar é importante, mas tome cuidado, liberdade de expressão não é passe livre para ser ofensivo. A muito tempo, a internet deixou de ser terra de ninguém. Hoje, o que os olhos não veem, os “prints” entregam.


3 – Na dúvida, não poste: Se você está na dúvida, é porque, de alguma forma, sabe que aquilo pode acabar afetando alguém. Só poste algo que te deixa 100% seguro para debater e questionar com argumentos válidos caso alguém tenha uma opinião contrária.


Escrito por: Lenir Nunes – Headhunter & Conselheira de Carreira.