Essa semana ouvi de dois profissionais as seguintes colocações: “eu tenho muita vontade de passar meu conhecimento, depois do curso de consultoria, sei que um dia quero fazer isso (…) Não quero mais atuar em empresas, as coisas funcionam até determinado ponto, em consultoria, você faz o projeto, conclui e assume um novo (…)”
Essas duas situações me fizeram refletir ainda mais, que muitos profissionais idealizam o empreender. Na fala parece ser muito simples, terão bons desafios, vão aplicar seus conhecimentos e ajudar o outro. Mas se sabe que vai muito além disso.
Aí te pergunto: Empreender é uma questão de perfil ou de habilidades desenvolvidas? Eu diria que se precisa ter perfil e desenvolver ainda mais suas habilidades, principalmente aquelas que você nem sabe que possui com tanta clareza. Já pensou que você será desde o vendedor do seu negócio até o financeiro que irá cobrar a conta final?

Vamos falar de alguns pontos importantes nesse para esse perfil:
- Iniciativa: O profissional precisa ter iniciativa para ação e realização, um perfil que assume riscos.
- Liderança: Importante entender o outro, se colocar e direcionar seu projeto dentro das perspectivas alinhadas, por mais que não tenha uma equipe na sua empresa, possivelmente terá uma equipe no cliente que aplicará o projeto junto com você.
- Persistência e resiliência: Na maioria das vezes não dará certo em um primeiro momento, não poderá desistir na primeira, caso realmente acredite no projeto.
- Planejamento: Importante estar atento as movimentações e direcionamento que a empresa fará, analisar e monitorar os resultados é importante.
- Visão empreendedora: Entender do negócio que irá atuar, assim como, se manter atualizado sobre esse mercado, fará que tenha maior percepção de atualidade e futuro;
- Conhecimento: Ter Know-How na área que irá atuar, será um grande diferencial.
- Capacitação: Por mais que domine sua área e seja referência, é muito importante que esteja atualizado sempre, tanto nos aspectos técnicos como habilidades comportamentais, e principalmente nas habilidades comportamentais.
Com certeza listaríamos outros inúmeros pontos que são importantes para compor esse perfil, mas diria que esses seriam alguns dos principais. Entender seu perfil a partir de processos de autoconhecimentos, o ajudará compreender para qual desafio seu perfil é aderente.
